InícioAtualidadeO manifesto socialista por um novo Contrato Social para a Europa

O manifesto socialista por um novo Contrato Social para a Europa

Só uma Europa atenta à pobreza e às desigualdades e com capacidade de apresentar novas políticas que melhorem as condições de vida dos seus cidadãos das famílias e das empresas poderá estar à altura deste desafio.

A alternativa progressista do PS para o futuro da Europa assenta na constante fidelidade ao projeto europeu e, acima de tudo, na defesa dos interesses de Portugal e dos portugueses.

Nesse sentido, os socialistas propõem para o Parlamento Europeu um Novo Contrato Social para a Europa que resulte numa Nova Agenda Social, numa Nova Agenda de Crescimento e Emprego e numa Nova Agenda de Inovação e Sustentabilidade. Todas elas com o intuito de tornar a Europa mais forte, mais justa e mais solidária.

Começando por uma Nova Agenda Social de combate à pobreza e às desigualdades com vista à promoção da coesão e da convergência, à valorização da educação e da formação profissional enquanto instrumentos de mobilidade social, à defesa dos direitos dos trabalhadores e da conciliação entre a vida pessoal e familiar, ao combate a todas as formas de discriminação, à defesa do acesso generalizado à saúde e aos serviços públicos.

Uma Nova Agenda para o Crescimento e o Emprego baseada na experiência do Governo socialista em Portugal, que conseguiu conciliar a transição de um período de austeridade com a gestão responsável das contas públicas. Com o objetivo último de que a política económica e orçamental da União Europeia se torne, de forma responsável, mais amiga do crescimento e do emprego.

Mas também uma Nova Agenda de Inovação e Sustentabilidade, que assente num compromisso renovado e numa reforçada ambição para fazer frente aos desafios do futuro.

Por último, mas não menos importante, urge renovar os valores nos quais assenta a fundação da União Europeia: um espaço de respeito integral da dignidade da pessoa humana, dos direitos fundamentais e da democracia; uma terra de liberdade, de tolerância e de solidariedade.

Consciente da enorme responsabilidade que enfrenta na mobilização dos portugueses e portuguesas para este ato eleitoral, o PS afirma que cada voto nos socialistas é um voto em defesa da Europa e do projeto europeu.