Ao assegurar melhores condições para a madeirenses viajarem pelo território nacional, promove-se a continuidade territorial e a coesão social, corrigindo-se um grave erro de governação do PSD que foi o desenho do atual modelo. Recorde-se que este foi concebido e materializado pelos governos regional do PSD na Madeira com o governo do PSD de Pedro Passos Coelho no Continente, pelo que fica agora atenuado mais um erro de governação que se traduziu em constrangimentos para a população da Madeira.
Não obstante, este é apenas mais um passo para atenuar o problema dos transportes na Região e das nossas ligações externas. O candidato do PS Madeira à Presidência do Governo Regional, Paulo Cafôfo, tem defendido publicamente que, mercê da nossa condição ultraperiférica, é necessária e urgente a captação de mais companhias aéreas com incentivos adequados, bem como a aplicação do subsídio de mobilidade ao transporte marítimo.
Nesse campo, o PS Madeira está comprometido com uma verdadeira ligação ferry ao Continente, com uma operação de 52 semanas por ano e uma ligação entre o Funchal e Porto Santo 7 dias por semana.