Rosa Monteiro falou nos problemas de desigualdade entre homens e mulheres que diz persistirem em Portugal, em particular no que diz respeito a salários e assimetrias nas profissões. A violência contra as mulheres e a descriminação face à orientação sexual e identidade de género mereceram igualmente o destaque da secretária de Estado.
Também a “Habitação e respostas sociais para a 3.ª idade” estiveram em discussão nos Estados Gerais. Liderado por Sofia Canha (coordenadora para a área de Desenvolvimento Social do PS-M), o debate contou com Paula Marques (vereadora da Câmara Municipal de Lisboa) e Rubio Gouveia (Universidade da Madeira).
Paula Marques apontou alguns dos desafios que a cidade de Lisboa vive atualmente como a reabilitação do património, a nova política de habitação, o arrendamento urbano e a regulação do alojamento local e que considera aplicáveis também à Região Autónoma. Para a vereadora da CML, as dificuldades que Lisboa enfrenta neste momento podem ser uteis para reflexão de quem pensa em iniciar um novo ciclo.
Rubio Gouveia, por sua vez, salientou a necessidade de serem criadas estratégias que ajudem os idosos «a continuarem a fazer as coisas que valorizam» pois considera que tal «irá «contribuir para um envelhecimento saudável da população.» O professor da Universidade da Madeira acredita que esta mudança nos comportamentos terá consequência económicas positivas nas famílias e no estado.