As Mulheres Socialistas da Madeira assinalaram o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres plantando, no Funchal e pelo terceiro ano consecutivo, mais uma Árvore dos Silêncios.
Mafalda Gonçalves, presidente das Mulheres Socialistas, explica que “a árvore simboliza a resiliência e a força das mulheres e que pretende ser um marco que nos recorda que o silêncio é o pior aliado quando se trata de situações de violência sobre as mulheres”.
As denúncias na Região têm vindo a aumentar, segundo os dados oficiais, mas ainda existem muitas situações que continuam ocultas, mantidas em silêncio.
Neste ano foram já assassinadas 22 mulheres em contexto de relações de intimidade, número consideravelmente maior que em 2021, uma negra realidade que requer mais esforço da sociedade para alterar.
As Mulheres Socialistas pretendem “que esta árvore seja verdadeiramente um símbolo de cura e de força para que a sociedade esteja alerta e que exista tolerância zero à violência contra as mulheres”.