InícioAtualidadeMUDANÇA DE SECRETÁRIO DA SAÚDE NÃO TROUXE MELHORIAS PARA A MADEIRA

MUDANÇA DE SECRETÁRIO DA SAÚDE NÃO TROUXE MELHORIAS PARA A MADEIRA

Conforme foi publicado na imprensa regional, os utentes do Serviço Regional de Saúde estão a ser retirados das listas de espera para cirurgias sem sequer serem informados do que se está a passar. O mesmo acontece com os seus médicos assistentes.

Ou seja: como tem, sucessivamente, alertado o PS-Madeira, diariamente os madeirenses e porto-santenses são confrontados com as muitas lacunas existentes – desde a falta de medicamentos, fármacos e reagentes, aos equipamentos não utilizados ou outros que obsoletos, a escassez de meios humanos e materiais, aos doentes que esperam e desesperam por uma consulta ou por uma cirurgia, aos problemas no transporte de doentes, na falta de resposta nos cuidados continuados, a falta de investimento na formação e investigação, e que põem em causa a estabilidade do Sistema de Saúde Pública na Região e evidentemente, causam grandes transtornos e riscos aos cidadãos.

No mês passado, o Grupo Parlamentar do PS-Madeira deu entrada, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, de um pedido de audição ao novo secretário regional da Saúde, estando ainda a aguardar a resposta.

Além dos gravíssimos problemas, já acima referidos, que o PS-Madeira pretende que o responsável da tutela esclareça, a inconcebível situação, hoje tornada pública, dos madeirenses e porto-santenses estarem a ser retirados das listas de espera para cirurgias, será, obviamente, uma das questões que têm de ser esclarecidas.