Nelson de Souza foi o principal orador convidado das Jornadas Parlamentares do Partido Socialista-Madeira, que decorreram ontem no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.
Com o objetivo de discutir o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a iniciativa contou com a presença de Paulo Cafôfo, líder do PS-Madeira, e de Miguel Silva Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal, que nos últimos tempos tem vindo a reivindicar um maior investimento para as autarquias neste âmbito.
Depois de na passada quinta-feira o Governo ter entregue à Comissão Europeia a versão final do PRR, o responsável pela coordenação do plano esteve na Região para apresentar aquele que é o principal instrumento financeiro à disposição do país para a retoma económica e social.
Esta iniciativa acontece depois de o diploma apresentado pelo PS-Madeira para a criação de uma comissão de acompanhamento à execução do PRR ter sido rejeitada pela maioria PSD/CDS na Assembleia Legislativa da Madeira.
O projeto apresentado por Paulo Cafôfo visava o estabelecimento de uma entidade presidida por uma personalidade independente de mérito reconhecido integre um alargado conjunto de entidades de vários setores da sociedade.
Com o propósito de acompanhar e apurar os resultados práticos da utilização do envelope financeiro e da implementação das reformas estruturais respetivas para uma efetiva recuperação económica e desenvolvimento sustentável na Madeira, deverá ainda propor recomendações que visem uma gestão eficiente dos recursos destinados à Região.
Para o PS-Madeira, este mecanismo será determinante para a recuperação da Madeira que, em 2020, registou uma quebra de 20% no seu PIB e a maior taxa de desemprego de todo o país, tornando-se necessária a aceleração da execução de todos os investimentos e apoio disponíveis.