O candidato do PS à Câmara Municipal do Porto Santo está focado na requalificação das infraestruturas e dos equipamentos urbanos com vista a potenciar novas formas e meios de deslocação na ilha, tornando-a mais acessível a todos os habitantes. Miguel Brito quer criar um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável que fomente uma nova cultura de mobilidade aliando sustentabilidade, segurança e conforto.
Associado a um programa de investimento público, a candidatura do PS pretende, através deste Plano, implementar um instrumento de organização e uso eficiente de viaturas particulares e criação de alternativas, como a melhoria dos transportes públicos e uma aposta em modos de transporte suaves, como as bicicletas.
“Quero pôr o Porto Santo num brinquinho e isso passa também por repensar que a mobilidade em todo o concelho seja melhorada e que sejam garantidas formas eficazes e regulares para as pessoas se deslocarem até ao centro do Porto Santo. Para isso o projeto que tenho para o Porto Santo prevê um sistema integrado de transportes públicos que sirva a população, em particular aqueles que se residem em locais mais distantes dos serviços centralizados na cidade, em articulação com a empresa de transportes atual”, aponta Miguel Brito.
Além disso, o candidato do PS quer apostar em soluções de mobilidade suave, através da aquisição de um autocarro elétrico, ao abrigo do projeto governamental “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island”, do prolongamento da ciclovia existente, passando pelo centro da cidade até ao Porto de Abrigo, da criação de zonas de parqueamento para bicicletas e de um sistema de eBikes Sharing.
O programa de Miguel Brito e do PS visa ainda a criação de condições de conforto e segurança para os peões, garantindo acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida aos principais pontos da ilha, quer a nível de serviços quer de lazer. Neste âmbito, o candidato quer assegurar o direito de todos ao mar requalificando os acessos em linha com as melhores práticas de sustentabilidade, com caminhos pedonais livres de obstáculos desde a via pública, passadeiras sobre o areal, mecanismos de acesso à água para pessoas com mobilidade condicionada e instalações sanitárias adequadas.
Nesta última semana de campanha, Miguel Brito deixa um apelo aos porto-santenses para que optem por pelo projeto que lhes dá mais garantias para o futuro. “É chegado o momento de criar um novo ciclo e de fazer do Porto Santo um concelho melhor para as próximas gerações. Este é o momento de optar por um projeto de futuro para tornar o Porto Santo a melhor ilha para viver. Estamos preparados para concretizar esta ambição dos porto-santenses e pedimos que nos confiem o voto no dia 26 de setembro”, conclui Miguel Brito.