InícioAtualidadeMEIA DÍDIVA OCULTA, METADE DOS SACRIFÍCIOS, MEIO HOSPITAL

MEIA DÍDIVA OCULTA, METADE DOS SACRIFÍCIOS, MEIO HOSPITAL

Jaime Leandro refere que “como se sabe, na sede de nos tornar cada vez mais distantes da República, o PSD-Madeira foi, ao longo dos tempos, criando fossos autonómicos que nos deram mais espaço de manobra para decidir e menos espaço para reivindicar. Todavia, como alguns filhinhos do papá, este PSD quer fazer grandes vidas mas o paizinho (República) que pague.

É isso que aconteceu com a RAM: regionalizámos a saúde, mas o estado que pague, regionalizámos a educação mas, enquanto os alunos do 1º ciclo do continente têm os manuais escolares gratuitos, os da Madeira e do Porto Santo que os paguem, ou as autarquias que ajudem.

Não tem havido dinheiro para resgatar o Hospital dos Marmeleiros ao 3º Mundo, mas houve para obras faraónicas que vão por essa ilha fora e exemplos não faltam: Tuneis diretos ao abismo porque faltou o dinheiro para construir os viadutos que se lhes seguiam, marinas que eram para ter praia de areia que estão e estarão ao abandono porque, apesar de avisados, teimaram em desafiar a natureza e deram-se mal, o Penedo do Sono, no Porto Santo que está abandonado e que agora querem agora que vire alojamento local ou qualquer coisa parecida e tantos outros casos.

Quem fez tudo isto não tem legitimidade para, com escárnio, vir agora apoucar o financiamento do novo hospital em 50%, que foi conseguido pelo PS-M, com o apoio final de todos os partidos na Assembleia da República e até com os votos dos deputados do PSD-Madeira. Lá concordam com a dimensão do apoio, cá discordam e dizem cobras e lagartos. Em vez disso era melhor que se entendessem.

Curiosamente, o valor do hospital que o Governo Regional se propões contruir é mais do dobro do que o novo hospital de Braga, há cinco anos construído, vamos lá saber porquê, quando esses tais até servirão um universo demográfico bem superior ao nosso. Em concreto, 167 ME para servir dois distritos e 1 milhão e 200 mil pessoas.

Ao fim de tantos anos a falar do mesmo, o que é que existe feito sobre o novo hospital?!, que expropriações estão concluídas?!, pouco ou nada e a culpa será com certeza da República, não brinquem com o pagode!

O Secretário das Finanças disse há dias, em tom crítico, face ao apoio concedido pelo Estado, que não vão construir só meio hospital e é verdade, como verdade é que se tivesse havido só metade da dívida ocultada pelo Governo do Dr. Rui Gonçalves podiam-nos ter exigido só metade dos sacrifícios.

Eu até nem me importava que o seu atual Governo cumprisse só metade da promessa e teríamos a ligação ferry ao continente em metade do ano, podíamos até ter o avião cargueiro também em metade do ano, podíamos ter uma SDM totalmente pública, com os mesmos gestores privados, já que são tão bons, e teríamos mais 3 000 000.00€, em dividendos, que vão para os bolsos dos privados.

Finalmente, se este Governo tivesse metade da vergonha que deveria de ter talvez o seu sucesso governativo fosse o dobro e mesmo assim continuaria a ser pouco”, disse.