A garantia do acesso universal aos cuidados de saúde é uma das grandes prioridades do PS-Madeira. Este é, segundo os socialistas, um direito fundamental de todos os madeirenses que tem de ser permanentemente salvaguardado e que não pode continuar a ser alvo de repetidos adiamentos, como tem feito o Governo Regional liderado pelo PSD.
Sérgio Gonçalves, que esta tarde esteve em contacto com a população em diversas artérias do centro da cidade do Funchal, para dar a conhecer as propostas eleitorais do partido, destacou a importância dos cuidados de saúde primários para tornar o Serviço de Saúde mais eficiente e mais próximo do cidadão, sublinhando a premência de apostar verdadeiramente nesta área e nos respetivos profissionais.
O líder socialista e cabeça de lista às eleições legislativas regionais de 24 de setembro assegurou que com o Governo do PS irá proceder-se à contratação de mais médicos e enfermeiros de família, de modo a alcançar a cobertura total da população por estes profissionais.
Conforme deu conta, à semelhança do que aconteceu noutras áreas, também neste campo os sucessivos governos do PSD não cumpriram a promessa que haviam feito de garantir médico de família a todos os madeirenses. “Primeiro, este era um objetivo para a legislatura 2015-2019, depois passou para este mandato que está a terminar e, agora, voltaram a empurrar a solução para a frente, apontando para 2024”, denuncia Sérgio Gonçalves, acusando o Executivo de Albuquerque – que, desde 2015, já contou com três secretários regionais da Saúde – de voltar a prometer o que já havia prometido, apenas com intentos puramente eleitoralistas.
O presidente do PS-M deixou um alerta aos madeirenses para que estejam atentos a mais esta manobra do Governo PSD-CDS, que tudo faz para tentar perpetuar-se no poder. “O voto no Partido Socialista é o voto que muda a Madeira. Só assim, será possível fazer diferente, fazer mais e melhor pelos madeirenses. Qualquer outro sentido de voto que não no PS será deixar tudo como está”, vincou.
Sérgio Gonçalves apontou também o problema das listas de espera que estão a acumular-se, acusando o Governo de “tentar esconder a verdade dos madeirenses”, apagando das mesmas diversas especialidades. Reafirmou ainda que quando o PS for Governo vai reabrir os serviços de urgências dos centros de saúde de Santana e Porto Moniz no período noturno. Como referiu, além de criar condições para fixar mais população, esta medida permitirá atender às especificidades destes concelhos, com uma população maioritariamente idosa que “necessita destes cuidados e não de se deslocar a meio da noite quando tem algum problema de saúde”. “Estas são situações que serão resolvidas com um governo do PS, porque o próximo Governo Regional não pode continuar a adiar as questões relacionadas com o acesso à saúde por parte de todos os madeirenses e porto-santenses”.