Manuel Tomé, candidato do PS à Junta de Freguesia do Jardim da Serra, assume como objetivo principal do seu projeto o combate à desertificação, com medidas de apoio à habitação, mas também de auxílio aos idosos.
Confrontado com os resultados preliminares dos Censos 2021, que revelaram fortes perdas populacionais no concelho de Câmara de Lobos, o candidato afirma que é urgente criar condições para “que o Jardim da Serra mantenha as pessoas cá, desde as mais novas às mais velhas.”
Entre as medidas elencadas por Manuel Tomé estão a criação de incentivos ao arrendamento e de parcerias para construção a custos controlados a fim de manter a população atual, mas também atrair novos casais para a freguesia.
“Se criarmos condições para as pessoas ficarem cá, elas ficam. E ter apoios para que construam cá pode ser uma forma de as ajudar a decidir ficar ou vir viver para o Jardim”, refere o candidato do PS.
Numa outra vertente, Manuel Tomé quer garantir melhores condições à população mais idosa da freguesia, nomeadamente através da criação de um lar para a 3ª idade.
“Temos famílias que gostariam, mas não têm condições para tratarem das suas pessoas idosas com os cuidados necessários, mas também não as querem mandar para longe”, diz o candidato que até já tem o local ideal para a empreitada: “transformar a escola abandonada num lar que receba as pessoas idosas da freguesia resolve um dos grandes problemas da freguesia, mantendo as nossas pessoas mais idosas mais perto da família e da terra que conhecem.”
O candidato do PS considera que esta é também uma solução para as inúmeras pessoas que vivem sozinhas e que merecem melhores de vida. “As pessoas querem estar na terra onde sempre viveram. Se a freguesia tiver um lar, torna-se mais fácil para essas pessoas aceitarem ajuda porque não têm de sair da terra que sempre conheceram”, remata Manuel Tomé.