O PS acusa o Governo Regional de correr atrás do prejuízo ao anunciar manuais escolares gratuitos para o 1º ciclo de ensino a partir de 2023.
Os socialistas lembram que esta é uma medida que já existe no resto do país desde 2016 e que tem sido rejeitada, todos os anos, na Assembleia Legislativa da Madeira pelo PSD, pelo que o anúncio agora feito dessa mesma medida para 2023 é recebida com estranheza pelo PS.
Rui Caetano recorda que “esta proposta esteve novamente em discussão há cerca de um mês atrás na Assembleia, tendo sido novamente chumbada pelas bancadas do PSD/CDS, pelo que este anúncio de implementação para o próximo ano tem claramente fins eleitoralistas”.
A constante inércia do Governo Regional suportado por PSD/CDS levou inclusivamente a que as autarquias lideradas pelo PS, Machico, Porto Moniz e Ponta do Sol, tivessem substituído a Secretaria da Educação nas suas competências, avançando ao longo dos últimos anos com a implementação da gratuitidade dos manuais para os alunos dos respetivos concelhos.
“Fica novamente demonstrado que o passatempo favorito do PSD é prejudicar os madeirenses, fazendo-os esperar anos pela implementação de medidas que já existem no resto do país há vários anos”, referiu Rui Caetano.
O líder parlamentar do PS critica ainda que a medida agora anunciada abranja apenas alunos do 1º ciclo, salientando que o Partido Socialista sempre defendeu e continuará a defender a gratuitidade dos manuais escolares para todo o ensino obrigatório, bem como a gratuitidade da alimentação e transporte para os alunos.