InícioAtualidadeMAIS TRANSPARÊNCIA NOS CONCURSOS

MAIS TRANSPARÊNCIA NOS CONCURSOS

Uma alteração que vai ter implicações com os professores de quadro de zona pedagógica e o Governo com o argumento de que nos últimos concursos, sobretudo o último concurso, por questões de mobilidade, questões de graduação profissional e por outras razões que alegadamente colocaram alguma injustiça, segundo o Governo, na colocação dos professores, vem agora [o Executivo] propor uma precarização do trabalho do professor de quadro de zona pedagógica ao transferir essa tal precariedade dos professores contratados para os professores de quadro. Ou seja, quer introduzir um quadro de zona única na Região, eliminando todas as outras zonas pedagógicas em que os professores estavam afectos.

“Assim vai transformar uma zona com muito mais abrangência geográfica e de facto o que vai fazer é que os docentes que estão nos quadros de zona possam leccionar em zonas muito distantes da sua residência. E portanto, o que nós vamos exigir é que o Governo coloque mais transparência nos concursos, que abra concursos internos todos os anos para que de facto essa possibilidade de mobilidade, de afectação dos docentes a uma determinada zona e determinada escola lhe dê mais estabilidade no seu trabalho e possa desenvolver projectos numa escola por um período mais alargado”, disse Sofia Canha.

Deixou ainda críticas à bolsa de substituição que, segundo a  deputada socialista, também foi um procedimento e um processo que o Governo introduziu e que veio trazer outra vez mais instabilidade para os professores de quadro de zona pedagógica.

 

Áudio – Soundcloud