O PS defende uma maior aposta no setor cultural e na inovação digital, potenciando a oferta de trabalho e criando uma maior atratividade no concelho de Santa Cruz.
Para tal, Mafalda Gonçalves defende que é necessário dotar o concelho de espaços com condições e meios técnicos que sejam promotores de uma oferta cultural diversificada e inovadora ao nível digital, tecnológico e sensorial.
A candidata do PS a liderar a autarquia entende ser importante revitalizar os Centros Socioculturais com vista a cumprir este objetivo, bem como valorizar a relação com os agentes culturais, promovendo novos programas de apoio que possibilitem uma maior estabilidade e a implementação de projetos culturais estratégicos que poderão valorizar o território a longo prazo.
Do seu projeto faz parte a implementação de um Centro Interpretativo do Concelho e de um Repositório Cultural Imaterial acessível a todos com vista à valorização do património humano e natural de Santa Cruz, relacionando agentes promotores de conhecimento e vivências entre gerações, sendo igualmente uma salvaguarda para a riqueza histórica de Santa Cruz.
“Quero colocar a cultura e as indústrias criativas no centro da inovação em Santa Cruz dado o seu potencial agregador de investimento, dinamismo e emprego, e acredito que a Câmara Municipal tem um importante papel na criação de todas as condições para que isso possa acontecer, basta vontade política, visão de futuro e elencar as prioridades.” Refere Mafalda Gonçalves.
Para Mafalda Gonçalves esta aposta é “fundamental se queremos ter um concelho com mais e melhor oferta e que seja um polo de atração para novos públicos”.