InícioAtualidadeLÍDER DO PS-M LAMENTA AUSÊNCIA DE MIGUEL ALBUQUERQUE NAS COMEMORAÇÕES DOS 600...

LÍDER DO PS-M LAMENTA AUSÊNCIA DE MIGUEL ALBUQUERQUE NAS COMEMORAÇÕES DOS 600 ANOS DA DESCOBERTA

À saída dos encontros, o líder do PS-M não deixou de assinalar o facto de, esta semana, terem tido início as comemorações dos 600 anos da descoberta do Porto Santo e de o presidente do Governo Regional não ter marcado presença nas mesmas. Emanuel Câmara referiu que o chefe do Executivo madeirense «fala muito que se preocupa com os problemas ligados ao Porto Santo» e depois, na prática, com situações como esta, em que era dignificante o presidente do Governo estar presente na cerimónia, «não teve oportunidade na sua agenda, o que se lamenta profundamente».

Pelo contrário, o PS, numa lógica de pôr o Porto Santo a ser discutido na opinião pública, fez questão de realizar na “ilha dourada” as suas primeiras jornadas parlamentares na nova direção do partido. «Fizemos questão, de uma forma positiva, de escolher o Porto Santo», explicou o responsável, lembrando a condição de dupla insularidade que a ilha vive.

Emanuel Câmara salientou que a questão da mobilidade «é um tema que aflige a todos nós» e «pensamos que esse é um problema que será resolvido». «Temos a mobilidade entre ilhas e entre as ilhas e o Continente, é um dossiê que nos está a preocupar. Sabemos que o princípio da continuidade territorial diz respeito ao Governo da República e, por isso mesmo, estamos atentos, estamos a fazer o nosso esforço», para que chegue a bom termo e haja resultados para os madeirenses e porto-santenses, afirmou.

Depois das reuniões, Emanuel Câmara deu conta que a questão da mobilidade é uma preocupação que também é comum ao diretor regional para a Administração Pública e ao presidente da edilidade, referindo que, para uma ilha, «a mobilidade é fundamental, é estruturante para perspetivar o futuro».

Por isso mesmo, nas jornadas parlamentares do partido, ao longo deste sábado, no Hotel Torre Praia, serão abordadas as temáticas do Turismo e da Coesão Territorial. No caso do Turismo, serão ouvidos hoteleiros e outros agentes ligados ao setor. Quanto ao debate sobre a temática da Coesão Territorial, contará com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson Souza. Outro orador nas jornadas será também Miguel Sequeira, professor universitário e ex-presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza.