InícioAtualidadeJOVENS SOCIALISTAS REIVINDICAM SOLUÇÕES NA EUROPA

JOVENS SOCIALISTAS REIVINDICAM SOLUÇÕES NA EUROPA

A iniciativa contou com um momento de discussão sobre realidade dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias, no primeiro dia, e com uma sessão de discussão com a eurodeputada madeirense, no segundo dia.

No final da iniciava, Olavo Câmara, presidente da JS-Madeira, referiu que “desta iniciativa resultou uma lista de causas prioritárias para os jovens dos três arquipélagos, que são problemas comuns a todos os jovens da nossa geração: educação, emprego, habitação, participação, mobilidade e coesão territorial”.

Olavo Câmara entende que “no caso da Madeira estas causas são ainda mais importantes, tendo em conta que temos a maior taxa de abandono escolar precoce do país, uma das taxas mais baixas de escolarização superior, a maior taxa de desemprego jovem, uma das maiores taxas de emigração jovem, a milha aérea voada mais cara da Europa e uma das maiores taxas de abstenção europeias. A Madeira precisa, por isso, do empenho de todos na procura de novas soluções”.

Para o socialista, “estes jovens já deram o seu contributo: fizeram a avaliação da situação, definiram prioridades e apontaram soluções, como a gratuitidade dos manuais escolares na escolaridade obrigatória, mais bolsas de estudo para o ensino superior, mais investimento regional oriundo do Programa Erasmus+, novos programas de emprego que combatam a precariedade laboral, novos programas de arrendamento jovem em articulação com a reabilitação urbana dos centros históricos das cidades, medidas de fixação como os apoios à natalidade e o alívio fiscal local e, claro, um novo modelo de mobilidade aérea que proteja os residentes e em particular os nossos estudantes”.

“Estes jovens cumpriram o seu papel, apontando soluções, e aquilo que esperamos é que a Europa também cumpra o seu, ajudando-nos a efectivá-las, para que todos tenhamos um futuro melhor, independentemente do local onde nascemos”, frisou.