InícioAtualidadeJAIME LEANDRO TECE DURAS CRÍTICAS AO GOVERNO REGIONAL

JAIME LEANDRO TECE DURAS CRÍTICAS AO GOVERNO REGIONAL

A possibilidade de constituir um governo à esquerda, pressupõe a alteração de um paradigma, face àquilo que tem sido, a história democrática portuguesa. No entanto, o que realmente importa é o preocupação, que o BE e o PCP demonstra em relação à realidade do país, sublinhou Jaime Leandro. Neste contexto, o mesmo,ainda, exemplificou o caso da Bélgica, sendo este país governado por oito partidos, em que o Primeiro Ministro é, inclusivamente, o quinto partido mais votado. Deste modo, o líder parlamentar considera ser possível criar uma alternativa de governabilidade, de uma vez por todas, no sentido de combater a autoridade. 

Relativamente ao primeiro debate com a presença do Presidente do Governo Regional, na Assembleia Legislativa da Madeira, Jaime Leandro lamenta, que esta situação só ocorra, após quarenta anos de governação no PSD e considera, que o balanço é positivo, mas não apresenta nada de extraordinário.

Por outro lado, considera relevante a escolha do tema, o “Turismo”, para o debate, uma vez que se trata do sector com maior importância na Região, porém deixa algumas recomendações ao Governo, uma vez que, existem um conjunto de problemas, no que concerne às acessibilidades e ao subsídio de mobilidade, tema muito contestado nos últimos meses. Nesta ocasião, enalteceu a importância de relançar a economia, pensar no cenário macroeconómico regional, dado que é necessário reinventar o conceito de Turismo.  

No que concerne ao subsídio de mobilidade, o socialista tece duras críticas, uma vez que a sua configuração não satisfaz as reais necessidades dos madeirenses e porto-santenses. Deste modo, fez com que os operadores inflacionassem os preços das tarifas para valores exorbitantes. Neste pressuposto, Jaime Leandro chamou,ainda, a atenção do Governo Regional, para o facto do valor máximo estabelecido com o Governo da República, nomeadamente, os 11 milhões de euros, não ser suficiente para garantir a continuidade territorial apregoada.

Por fim, Jaime Leandro sublinhou a importância das reuniões periódicas que juntam os partidos com representação na Assembleia da República, no sentido de encontrar um entendimento comum, na defesa dos interesses da Madeira. Assim, a questão do novo hospital é considerada por todos essencial, sendo, porventura, o primeiro tema a reunir o consenso entre os partidos, finalizou Jaime Leandro, no programa Parlamento, na RTP Madeira.