Depois de, em sede de audição parlamentar, já ter interpelado a Autoridade da Mobilidade e Transportes, desta feita o deputado madeirense questionou a Autoridade da Concorrência sobre este problema, para o qual já havia alertado antes da crise sanitária, mas cuja solução continua a ser necessária.
«O que se passa nos transportes marítimos da Madeira é conhecido há muito tempo. Há um comportamento colusivo que decorre da circunstância de haver uma entidade que tem uma posição francamente dominante, já que, além de deter a operação portuária, detém também a maior parte dos navios que transportam para a Região», afirmou Carlos Pereira.
Por isso, questionou se há alguma investigação em curso ou algo no plano de atividades da Autoridade da Concorrência que possa, de alguma forma, explorar melhor este tema e encontrar uma solução.
«É absolutamente essencial que se encontre uma solução. Há, de facto, uma falha de regulação nesta matéria», frisou o parlamentar. O socialista lembrou que este assunto já é antigo e que merece uma investigação profunda dos reguladores (do regulador setorial, que tem falhado muito, e do regulador da concorrência).
«Não me parece existirem muitas dúvidas de que quando uma entidade detém a operação portuária e a maior parte dos navios que transportam, tendencialmente há um comportamento colusivo e de dominância sobre o mercado, e isto merece e exige uma intervenção», defendeu Carlos Pereira.