O PS propõe uma avaliação dos trilhos de BTT existentes e um estudo para saber quais os novos trilhos que podem ser criados. Também é recomendado um plano de emergência e segurança e uma clara definição das zonas para esta actividade, bem como das outras actividades lúdicas e comerciais na natureza.
É por todos reconhecido que as ilhas da Madeira e Porto Santo têm caraterísticas ímpares para a prática de diversas atividades de lazer e desportivas ligadas à Natureza. Uma das atividades em expansão é o BTT, que tem crescido de forma exponencial e trazido muitos turistas à região, assim como tem projetado a Madeira além-fronteiras, captando um público diferenciado e pouco tradicional.
Tem sido feita uma aposta na promoção e divulgação da atividade de BTT, mas não se conhece qualquer estratégia para esta área. Aquilo que se conhece é que a Região, através da Associação de Promoção da Madeira, apoia, de forma pontual, eventos ligados àquela atividade.
Neste sentido, o Grupo Parlamentar do PS recomendou que seja efetuado um estudo de avaliação dos trilhos existentes na Madeira para a prática de BTT; se proceda à paulatina certificação/homologação dos trilhos para a prática de BTT; seja elaborado um plano prevendo onde é possível fazer novos trilhos sustentáveis e que seja atribuída uma verba a uma entidade afeta à modalidade, para a manutenção sistemática dos trilhos existentes.