InícioAtualidadeGoverno do PS vai colocar Câmara de Lobos no centro das prioridades

Governo do PS vai colocar Câmara de Lobos no centro das prioridades

Sérgio Gonçalves afirmou hoje que, com o Governo Regional do PS, Câmara de Lobos vai estar no centro das prioridades.

Num jantar-comício com perto de 300 militantes e simpatizantes em Câmara de Lobos, o candidato socialista às eleições legislativas regionais do próximo dia 24 destacou que este é um dos concelhos com mais potencial, não só por aquilo que produz, pelas pessoas que ali vivem e trabalham, mas também pelo seu valor em termos turísticos, e acusou o Governo Regional do PSD de ter vindo a negligenciar o município. “Câmara de Lobos tem de deixar de ser visto como um parente pobre do Funchal, tem muito potencial, pode crescer, pode desenvolver-se e precisa de um Governo que o coloque no centro das suas prioridades”, afirmou.

Reportando-se a questões que dizem particularmente respeito a este concelho, Sérgio Gonçalves assumiu o compromisso de reforçar as verbas para a renovação da frota de pesca do peixe-espada preto. Como deu conta, o Governo Regional demitiu-se das suas funções ao não aprovar uma estratégia para o mar junto da União Europeia e ao não garantir fundos comunitários para a renovação da frota. Atualmente existem 23 armadores, mais de 240 pescadores e respetivas famílias que dependem desta atividade e que não têm condições para continuarem a fazer o seu trabalho, afirmou o candidato do PS, criticando o facto de o Executivo ter anunciado o apoio de apenas um milhão de euros para este efeito. Como referiu, este valor dá apenas para uma embarcação e é necessário recuperar 23 barcos.

Por outro lado, o presidente do PS-Madeira criticou o facto de os produtores de banana estarem “completamente dependentes de um monopólio” (GESBA) que não lhes permite comercializarem pequenas quantidades de banana sem que percam fundos comunitários, nem se associarem em grupos de pequenos agricultores para poderem defender os seus direitos. Aproveitou, por isso, para anunciar que com o PS no Governo haverá um aumento de 25 cêntimos no preço do quilo de banana pago aos produtores em todas as categorias.

 Colocar a Autonomia ao serviço de todos

A outro nível, Sérgio Gonçalves salientou que é tempo de mudar a Madeira, porque o Governo do PSD de 47 anos “falhou com os madeirenses na habitação, no acesso à saúde, no emprego e nos salários”, o que tem levado a que milhares de pessoas tenham sido obrigadas a emigrar por falta de oportunidades. “Não podemos aceitar este estado de coisas. Não podemos deixar que quem esteve quase 50 anos a governar use desculpas de inimigos externos e invente tudo e mais alguma coisa para não assumir a sua responsabilidade, a má governação, a falta de estratégia e a falta de visão que retirou o futuro aos nossos jovens, às futuras gerações e a todos nós ao longo de décadas”, disparou.

De acordo com Sérgio Gonçalves, é tempo de mudar e de colocar a Autonomia ao serviço de todos, e não apenas de “alguns que enriquem à custa de todos nós”, quando a população da Madeira continua com os rendimentos mais baixos do país e com dificuldades no acesso à habitação e à saúde.

No campo da Saúde, o candidato socialista à presidência do Governo Regional garantiu que, com o PS, serão implementados tempos máximos de resposta para reduzir as listas de espera. Na área da habitação, apontou o compromisso de celebrar contratos-programa com todas as autarquias para construção de habitação a custos controlados, bem como incentivar as cooperativas, e, na educação, vincou que será implementada a gratuitidade da escolaridade obrigatória, fazendo com que os alunos até ao 12.º ano não paguem manuais, transportes e alimentação.

Sérgio Gonçalves adiantou também que o Governo do PS vai aumentar os rendimentos dos funcionários públicos. Referiu que estes muitas vezes “são obrigados a fazer campanha em nome do PSD, mas são deixados para trás, não são aumentados e não veem revistas as suas condições salariais”. Garantiu, por isso, que com o PS irá ser resposto o subsídio de insularidade de 2% para todos. Avançou também que será aumentado o complemento regional para idosos para os 100 euros mensais.

Como tal, disse que 24 de setembro é dia de fazer uma escolha que determina não só próximo Governo Regional, mas também uma mudança que permitirá construir uma Madeira de oportunidades para todos. Será a escolha “entre os mesmos de sempre, os que nos governam há quase 50 anos, incapazes de fazer diferente e de fazer melhor, ou o PS, que tem soluções para todos os problemas”.

Por seu turno, Patrícia Agrela, mandatária para a Juventude e candidata a deputada, considerou que “Câmara de Lobos merece uma governação do PS”, referindo que “é fundamental que no dia 24 todos saiamos das nossas casas e votemos na única alternativa, a única escolha, que é o PS”. “Sérgio Gonçalves vai colocar o nosso concelho num lugar cimeiro, porque nós merecemos”, sublinhou.

Já Jacinto Serrão, também candidato, apelou a que todos se mobilizem para depositar o seu voto de confiança em Sérgio Gonçalves para ser o próximo presidente do Governo Regional.

O socialista disse que a Madeira precisa de uma mudança, porque o PSD que governa a Região há 47 anos não governou a pensar no desenvolvimento da Madeira e da população. “Eles governam para eles e não para a população”, censurou, vincando que a 24 de setembro os madeirenses têm a oportunidade de mudar.