InícioAtualidade“Governo do PS é a garantia de que não haverá discriminação para...

“Governo do PS é a garantia de que não haverá discriminação para os madeirenses”, assegura Carlos Pereira

Carlos Pereira assegurou, hoje, que a eleição de um Governo do PS é a garantia de que, “em nenhuma circunstância, haverá discriminação para os madeirenses”. O cabeça de lista do PS-Madeira às eleições legislativas do próximo dia 30 deste mês, que esta manhã esteve em Machico, onde pôde observar as viaturas elétricas adquiridas pela Câmara Municipal local com recurso a apoios do Fundo Ambiental, apontou precisamente este programa como um dos exemplos das políticas implementadas pelo Governo do PS liderado por António Costa das quais beneficia também a Madeira.

O candidato sublinhou que a Região beneficia deste fundo criado para contribuir para a implementação de medidas que ajudem a combater as alterações climáticas, mas acrescentou que os agentes económicos, as autarquias e os cidadãos podem também ser contemplados com esses apoios.

Apontando o exemplo da autarquia machiquense, Carlos Pereira destacou que este apoio é significativo e permitiu introduzir uma mudança na frota automóvel e considerou que este é o caminho que deve ser feito. “Devemos promover o combate sério às alterações climáticas, mas esse combate exige meios para que essa transição climática seja justa”, disse, defendendo que as empresas e os cidadãos possam ter apoios nesse sentido, porque sem isso “nenhum madeirense consegue, com parcos rendimentos e salários baixos, substituir um automóvel por um automóvel elétrico, que é manifestamente mais caro do que o normal”.

“Do nosso ponto de vista, esse princípio tem sido seguido e devemos ainda aprofundar mais esse caminho”, sublinhou o candidato, lembrando que o Fundo Ambiental não se esgota nas questões da mobilidade e dando conta que os madeirenses podem também candidatar-se a um apoio para garantir a eficiência energética de habitações construídas antes de 2006, que pode ir até 7.500 euros a fundo perdido. “Isso é muito relevante. São meios significativos que os madeirenses têm aproveitado e que, do nosso ponto de vista, têm de continuar”, frisou.

Carlos Pereira referiu ainda que, desde que não haja acordos de regionalização, sempre que o Estado implementa uma medida, deve estendê-la às Regiões Autónomas, pelo que é uma questão de as pessoas estarem atentas. “Esta matéria está assegurada dessa forma e nós somos a garantia que, com um Governo do PS, em nenhuma circunstância haverá discriminação para os madeirenses”, rematou.