Foi aprovado em reunião de câmara na quinta-feira, dia 25, um apoio extraordinário ao pagamento das rendas para os concessionários do Município do Funchal.
O apoio da autarquia irá abranger 197 concessionários, nos Mercados Municipais e nos restantes espaços da cidade e destina-se ao pagamento das rendas correspondentes aos meses de julho a dezembro de 2020, de forma proporcional às perdas de faturação nesse período.
A injeção financeira que pode chegar aos 1,3 milhões de euros, nunca pode atingir um valor mensal inferior ao Indexante de Apoios Sociais (438,81€) de forma a garantir a proteção dos pequenos negócios.
“Desenvolvemos uma fórmula que nos permite responder de forma justa e equitativa à redução do volume de negócios dos concessionários, apoiando mais quem apresenta maiores perdas de faturação”, afirma Miguel Silva Gouveia.
Este apoio já não é novidade na Câmara do Funchal que no início da pandemia, entre abril e junho de 2020, já havia isentado a renda a todos os concessionários do município.
Agora, face às novas restrições impostas pelas autoridades de saúde, o executivo funchalense aprovou, em março, um novo diferimento por um ano para o pagamento das rendas respeitantes ao primeiro semestre de 2021.