Em destaque está o facto de 47% dos candidatos efetivos serem mulheres, com nove candidatas nos primeiros 24 lugares, o que materializa o compromisso do PS Madeira em trazer mais mulheres para o debate político e promover a igualdade de género e a cidadania.
“A lista que vamos entregar resultou de um processo de reflexão e de escolha muito cuidado. Também aqui quisemos mostrar a diferença desta candidatura em relação às restantes. Para isso, convidámos pessoas com experiência e conhecimento de causa em diferentes áreas e setores da sociedade, e aliámos experiência e juventude também na área política. Se a isso juntarmos o nosso compromisso com a igualdade de género, facilmente concluímos que temos uma lista forte e sólida para fazer acontecer a mudança na Madeira no dia 22 de setembro”, afirma o Presidente do PS Madeira, Emanuel Câmara.
A lista do PS Madeira para as Regionais liderada por Paulo Cafôfo apresenta um conjunto diversos de perfis, com nove independentes nos primeiros 24 da lista, que, em conjunto, dão consistência e oferecem condições para uma ação política estruturada e com conhecimento do terreno das áreas identificadas como prioritárias no Programa de Governo socialista.
Para a área da Saúde, considerada por Paulo Cafôfo como a prioridade n.º 1 da sua candidatura, o PS convidou Élvio Jesus, um dos profissionais de saúde mais respeitados na Região e conhecedor da realidade da saúde a nível regional, que não tem deixado de tomar posições públicas em defesa da valorização da profissão dos enfermeiros bem como dos utentes do Serviço Regional de Saúde.
A área da Economia é também uma das apostas, com o convite a personalidades com experiência e ideias novas para a dinamização e diversificação económica da região. Destaque para Sérgio Gonçalves, com vasta experiência na gestão e administração de empresas e conhecimento do tecido empresarial madeirense, Ruben Eiras, gestor especialista em assuntos do mar, uma área onde Paulo Cafôfo defende que a Madeira tem todos os recursos para potenciar os recursos marinhos de forma sustentável e inovadora, e Sílvia Sousa Silva, engenheira de produção animal, que pertence aos quadros da Direção Regional de Pecuária, que é a primeira representante por Santa Cruz.
A Educação e a Cultura estão também espelhadas na lista, com a presença de nomes ligados ao ensino como Rui Caetano, Elisa Seixas (Câmara de Lobos), Olga Fernandes (Ribeira Brava), Mafalda Figueira (Santa Cruz) e Sofia Canha (Calheta), bem como ao ensino universitário e investigação, como Luísa Paolinelli e Jacinto Serrão.
A juventude está também representada na lista. Marina Barbosa, advogada, com 30 anos, é vice-presidente da JS Madeira e ocupa o 4.º lugar da lista, Carlos Coelho de 35 anos é o representante da Ponta do Sol, enquanto Sara Silva, 27 anos, presidente da concelhia de São Vicente, está na 24.ª posição. Tânia José Freitas, 38 anos, médica veterinária, é a primeira representante pelo concelho de Santana e é uma opção que reforça o compromisso da candidatura com a causa animal. Miguel Brito é a escolha do PS Madeira para representar o Porto Santo na Assembleia Regional.
O Professor da Universidade da Madeira, Ricardo Cabral, coordenador dos Estados Gerais para área das finanças regionais, encerra a lista dos efetivos.