O PS encara a educação como o principal eixo de desenvolvimento da Região e, como tal, se for Governo na Região, promete uma aposta forte no setor, com vista a promover a qualificação dos madeirenses.
Esta tarde, na Ribeira Brava, Paulo Cafôfo reafirmou o compromisso com a gratuitidade das creches para todas as crianças da Região e o fim das propinas para os estudantes madeirenses que frequentam o ensino superior. Trata-se, como referiu, de um investimento estratégico com dois objetivos: Por um lado, desonerar os orçamentos familiares com os custos da educação e, por outro, assegurar que, por via da formação, os madeirenses têm mais acesso a empregos qualificados e melhor remunerados. Um fator que, acrescentou, é também decisivo para a economia cada vez mais diversificada e competitiva que queremos para a Região.
Como adiantou Paulo Cafôfo, a gratuitidade das creches representa um investimento de 3,2 milhões de euros, ao passo que o fim das propinas tem um custo de 4 milhões de euros, valores que são perfeitamente acomodáveis no orçamento da Região. “É tudo uma questão de prioridades”, referiu, lembrando que o Governo do PSD/CDS gasta 33 milhões de euros por ano em tachos.
Com estas medidas, o líder socialista evidencia que as famílias passam a ter uma maior folga orçamental para poderem fazer face a outras despesas e ao elevado custo de vida.
Ainda neste âmbito do apoio às famílias, Paulo Cafôfo reafirmou também o compromisso de, com um Governo do PS, implementar o passe único regional e assegurar a gratuitidade dos transportes públicos para pessoas menores de 25 anos e maiores de 60.