InícioAtualidadeEducação gratuita é aposta do PS para apoiar as famílias e melhorar qualificações

Educação gratuita é aposta do PS para apoiar as famílias e melhorar qualificações

O candidato do PS-Madeira às eleições legislativas regionais do próximo dia 26 reafirmou, hoje, o compromisso do Partido com a gratuitidade da Educação, como forma de apoiar as famílias.
Neste domingo em que se assinala o Dia da Mãe, o PS promoveu um ação de pré-campanha de contacto com a população, tendo Paulo Cafôfo aproveitado para entregar flores às mães e relevar o papel das mesmas no contexto familiar e o empenho e preocupação com que se entregam à educação dos filhos.
Nesta que é uma região marcada pelos baixos rendimentos e pelo elevado índice de risco de pobreza e exclusão social, o presidente dos socialistas destaca a necessidade de implementar medidas que sejam capazes de ajudar as famílias madeirenses a enfrentarem o elevado custo de vida. Paulo Cafôfo vinca que o PS é o único partido com soluções concretas para virar a página na Madeira e resolver os problemas dos madeirenses, considerando que a gratuitidade do ensino pode ter efeitos em duas frentes. Por um lado, desonerando as famílias dos custos associados com a educação e, por outro lado, investindo neste que é um dos eixos estratégicos do desenvolvimento da Região.
Assim, com o PS no Governo Regional, as creches serão gratuitas para todas as crianças, assim como os manuais e a alimentação para todos os alunos até ao 12.º ano de escolaridade. Além disso, o candidato socialista assevera que os estudantes madeirenses que frequentam o ensino superior deixarão de pagar propinas, ficando este encargo à responsabilidade do Executivo. A isto, Paulo Cafôfo acrescenta a gratuitidade dos transportes públicos para os menores de 25 anos (abrangendo assim todos os jovens em idade escolar) e maiores de 60.
“Estas são medidas muito claras e concretas e que terão um efeito prático muito grande no bolso e no dia a dia das famílias madeirenses”, evidenciou o candidato, acrescentando que isto só será uma realidade se as pessoas derem a oportunidade ao PS de governar a Região e mostrar que é possível fazer diferente e melhor.