“Desafios da Economia Azul: Energias Renováveis, Bioeconomia, Shipping e Ordenamento do Espaço Marítimo”, moderado por Rúben Eiras e Thomas Dellinger, juntou António Sarmento, diretor do WavEC Offshore Renewables, Pierre Erwes, CEO da Biomarine International Clusters Association, Jorge Fernandes, CEO da Portline Ocean, Fátima Alves, coordenadora do Hub Nacional de Portugal na Estratégia do Atlântico da Comissão Europeia, e Luca Marangoni, Head of Policy For Sea Basin Strategies na Maritime Regional Cooperation, DG Mare, European Comission.
Os vários especialistas, provenientes de diferentes quadrantes, concordaram numa questão fundamental, o potencial do mar enquanto pilar estratégico no desenvolvimento da Região. Entre as questões abordadas destaque para as energias renováveis marinhas, como a energia das ondas e a “eólica flutuante”, e para planeamento e ordenamento do espaço marítimo, fundamental para uma estratégia ligada ao mar.
Já na parte da tarde, o painel “Oportunidades na economia azul: potencial da Região Autónoma da Madeira”, reuniu profissionais ligados a projetos no mar. Rui Azevedo, secretário-geral do Fórum Oceano, Jitendra Tuicidas, vice-presidente dos Amigos da Nova Rota da Seda e consultor de negócios para a China e Macau e Artur Costa da Offshore Business Developer do CEiiA falaram não só do que têm feito como também das oportunidade que podem vir a ser aproveitadas neste setor.
A criação de sinergias e de clusters do mar foi apontada como essencial para a criação de valor numa região com várias potencialidades, nomeadamente a proximidade do mar profundo junto a terra.