InícioAtualidadeÉ preciso cuidar dos espaços comuns nos bairros sociais de Câmara de...

É preciso cuidar dos espaços comuns nos bairros sociais de Câmara de Lobos

No âmbito do roteiro ‘Fazer Diferente’, esta semana subordinado à temática da Habitação, os socialistas estiveram esta manhã no bairro da Nova Cidade, ocasião em que o deputado e candidato à presidência da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Jacinto Serrão, alertou para o estado de degradação em que se encontram os referidos espaços.

“Os bairros sociais não devem ser lugares para arrumar simplesmente pessoas. São espaços comunitários e devem ter todas as condições para uma vivência saudável das pessoas que aqui vivem, em comunidade e de forma integrada na nossa cidade”, afirmou, advertindo que é necessário cuidar dos espaços comuns nos próprios bairros, os quais, a exemplo do que se passa ali, “estão muito degradados”, não oferecendo condições de higiene nem de segurança para os moradores.

Por outro lado, o candidato socialista deu conta de um outro problema já identificado pelas autoridades, que tem a ver com a segurança da escarpa nas traseiras do bairro, a qual ainda não foi consolidada, “como se impõe para garantir a segurança das pessoas que aqui vivem”.

Além disso, Jacinto Serrão apontou que há muitos espaços públicos circundantes aos bairros sociais que devem ser aproveitados para que as famílias possam conviver. Exemplo disso é a área pública existente em frente ao bairro da Nova Cidade, que está totalmente abandonada e que poderia ser aproveitada para um espaço intergeracional, onde as crianças pudessem ter parques infantis para brincarem e crescerem, onde os jovens pudessem praticar desportos e onde todas as pessoas pudessem ter práticas de lazer e de ocupação de tempos livres.

“Todos nós sabemos que esta é uma porta de entrada principal da cidade de Câmara de Lobos e estes espaços públicos precisam, naturalmente, de ter um outro cuidado, uma outra intervenção e ser aproveitados para dar utilidade à própria comunidade e às pessoas que aqui vivem”, vincou o socialista.