“É com grande preocupação que estamos a acompanhar a investigação em curso na Região.
Hoje assistimos à detenção de Pedro Calado, e que de acordo com a informação pública será transportado para Lisboa para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
Pedro Calado não tem quaisquer condições de continuar como Presidente da Câmara Municipal do Funchal, depois desta Mega Operação que tem também como principal visado Miguel Albuquerque.
As suspeitas que recaem sobre o Presidente do Governo Regional e sobre Pedro Calado dão-nos a todos motivos para estarmos muito preocupados com a Madeira e com os Madeirenses.
E estamos preocupados porque esta investigação é dirigida aos titulares de altos cargos políticos da Região, a quem deve ser exigida total transparência e total verticalidade no exercício das suas funções.
É isso que todos nós esperamos daqueles que ocupam cargos desta importância e para os quais foram eleitos. Esperamos, que nos representem com seriedade e com responsabilidade, focados na defesa dos interesses da Madeira e dos Madeirenses. Esperamos que sejam dignos da nossa confiança.
Há algo que esta investigação nos diz: diz-nos que alguma coisa de muito grave se está a passar na Madeira. E não é de agora.
O PS Madeira tem denunciado desde 2015 todas estas situações, inclusive em 3 comissões de inquérito na Assembleia Legislativa da Madeira na última legislatura.
A confiança em Miguel Albuquerque e em Pedro Calado, ficou irremediavelmente comprometida. E não há volta a dar.
Os Madeirenses exigem e merecem o cabal esclarecimento da situação.
Estamos confiantes de que, no tempo próprio, a justiça conseguirá apurar a verdade dos factos. Mas não permitimos, nem podemos admitir a ligeireza e a leviandade com que Miguel Albuquerque desvaloriza a investigação em curso e as suspeitas que recaem sobre ele e sobre Pedro Calado.
Os Madeirenses merecem mais.
Merecem que Miguel Albuquerque seja coerente, sério e transparente para com aqueles que o elegeram, e se questione se é possível continuar a governar nestas circunstâncias.
Desafio Miguel Albuquerque a requerer o levantamento da imunidade que tem como Conselheiro de Estado para que sejam criadas as condições que levem ao total apuramento da verdade.
Na política não podem existir dois pesos e duas medidas.
Estamos preocupados com a gravidade da situação, mas estamos preparados para lidar com ela com a responsabilidade, a seriedade e a confiança que as circunstâncias impõem.
Defenderemos sempre os interesses da Madeira.
Estaremos sempre ao lado dos Madeirenses.
E estou em condições de garantir que o PS-Madeira está preparado para governar a Região.”
Paulo Cafôfo
Presidente do PS-Madeira