InícioAtualidadeDebate "Somos Europa – Geração Madeira" com casa cheia em Machico

Debate “Somos Europa – Geração Madeira” com casa cheia em Machico

Uma sessão durante a qual foram debatidos os principais desafios que se colocam à Europa, ao nosso País e à Região Autónoma da Madeira e em que as candidatas socialistas tiveram oportunidade de explicar as principais propostas do partido no âmbito do ato eleitoral que se aproxima.

Sara Cerdas, a candidata do PS-M, que ocupa o sexto lugar na lista ao Parlamento Europeu, explanou aos muitos presentes aquelas que são as áreas prioritárias do manifesto regional “Geração Madeira”. «Queremos políticas que promovam a criação de emprego, que inovem a nossa economia, queremos reduzir as desigualdades sociais, queremos combater a pobreza e, acima de tudo, apostar na qualificação e formação, que são instrumentos decisivos para a mobilidade social», vincou a candidata madeirense. Outras linhas orientadoras da futura ação no Parlamento Europeu elencadas por Sara Cerdas foram, igualmente, as questões da igualdade e inclusão, a defesa das Regiões Ultraperiféricas, a defesa dos setores tradicionais, nomeadamente a agricultura e as pescas, a mobilidade, a sustentabilidade ambiental e combate às alterações climáticas, a juventude e a proximidade.

Por seu lado, Margarida Marques, que ocupa o quarto lugar na lista do PS às eleições europeias, destacou algumas das principais propostas do partido, dando ênfase ao novo contrato social para a Europa, assente em três agendas fundamentais: uma agenda social, uma agenda de crescimento e emprego e uma agenda de inovação e sustentabilidade. A candidata apontou igualmente como prioridade a negociação dos apoios comunitários, referindo que «há, de certa forma, uma inovação nesta nova proposta da Comissão Europeia para 2021-2027, que é exatamente a União Europeia considerar que as regiões ultraperiféricas têm também elas uma função geoestratégica nas regiões onde elas estão inseridas».

Por seu lado, o presidente da Câmara de Machico, Ricardo Franco, abordou a importância dos fundos europeus para o desenvolvimento e para o trabalho em particular que as autarquias promovem junto das populações, sugerindo também a alocação de fundos para investimento em novas áreas.

Durante o debate, ambas as candidatas sublinharam também a importância de combater a abstenção e de a população ir votar nestas eleições europeias.

De salientar, igualmente, a presença do presidente do PS-M, Emanuel Câmara, e do candidato à presidência do Governo Regional, Paulo Cafôfo.