Foi homologada, pela Secção Regional da Madeira do Tribunal de Contas, a Conta de Gerência do Município de Porto Moniz referente ao ano 2020.
Faltando apenas, para análise, um ano do segundo mandato cumprido pelo executivo socialista à frente dos destinos da Câmara Municipal de Porto Moniz, Emanuel Câmara, Presidente da Câmara Municipal, congratula-se com aquela homologação destacando que a mesma “não é mais do que o reconhecimento do trabalho sustentado e rigoroso que tem vindo a ser efetuado por mim, e pela minha equipa, desde que assumimos a gestão dos destinos da autarquia do Porto Moniz”.
O autarca destaca, desta gestão financeira irrepreensível, o facto de a Câmara Municipal que gere não possuir, no momento, qualquer dívida a terceiros, e não deixa esquecer que quando assumiu a presidência da autarquia existia uma dívida de cerca de 3 milhões de euros a fornecedores, sendo que a restante dívida está relacionada com o pagamento de uma série de empréstimos bancários, contraídos por Gabriel Farinha, entre os anos de 2004 e 2007.
Recorde-se que quando o executivo liderado pelo socialista assumiu a presidência da Câmara Municipal, o saldo da autarquia registava uma dívida de cerca de 4.2 milhões de euros, proveniente de mandatos anteriores da responsabilidade do PSD.
Emanuel Câmara destaca que na sua gestão, que tem sido regida por uma política de contas certas, foram negociados uma série de contratos e pagamento de dívidas, para que, procurando cumprir esses compromissos, não se descurasse o apoio à população, pois, de acordo com o edil, “as pessoas têm sido o objetivo primeiro da nossa governação que é também uma governação amiga das empresas”.
O Presidente da Câmara Municipal recorda que, quando assumiu a gestão da Câmara Municipal, chegou a ficar sem software de gestão documental, pela falta de pagamento por parte do executivo anterior, da responsabilidade de Valter Correia, e por isso conclui que “é esta política de contas certas que nos devolveu a credibilidade e confiança junto das instituições bancárias, uma vez que, atualmente, o Município de Porto Moniz voltou a ter capacidade de endividamento acima de 1 milhão de euros”.
A homologação da Conta de Gerência do Município de Porto Moniz referente ao ano 2020 serve de mote para Emanuel Câmara reconhecer o trabalho do Dr. José Manuel Gouveia, Chefe de Divisão Financeira da Câmara Municipal, que faleceu, de forma repentina, em novembro de 2021.