O ponto alto dos trabalhos será na tarde de sábado, durante o tempo reservado à apresentação, debate e discussão das moções de estratégia global. Nessas cerca de três horas, tanto o presidente eleito, Emanuel Câmara, como Carlos Pereira vão defender o seu modelo para os próximos dois anos.
Refira-se que os documentos que passam em revista diversas áreas de governação regional e para cada área apresentam soluções que vinculam a estratégia socialista a partir do congresso. Embora sejam estratégias diferentes, Câmara já disse que aceita integrar contributos de Pereira no seu mandato, se os considerar válidos.
O programa do XVIII Congresso Regional do PS-M indica que os trabalhos começam sábado pelas 9h00, com a creditação dos delegados e votações para eleger a Comissão de Verificação de Poderes, a Mesa do Congresso, e a Comissão de Honra. A sessão de abertura está marcada para as 10h45. Já perto da hora de almoço vão ser debatidos o relatório de atividades dos órgãos cessantes e as propostas de alterações estatutárias. Depois do almoço, o congresso debate as moções de âmbito sectorial, sendo que os trabalhos serão interrompidos no sábado pelas 20h30 e retomados no domingo de manhã com a afixação das listas e início das votações para os órgãos regionais do partido. Ao meio dia serão proclamados os resultados dessa eleição e meia hora depois tem início a sessão de encerramento, que inclui a declaração do novo presidente do PS-M.