O PS Madeira dá especial importância para com as populações do Norte, considerando as suas particularidades e necessária correção das diferenças regionais de forma a desenvolver a região norte e fixar a população.
Nesse sentido, apresentou na Assembleia Legislativa da Madeira um projeto de decreto legislativo regional que determina a retribuição pelos serviços ambientais prestados pelos concelhos do norte da Madeira. Ou seja, retribuir as comunidades ou entidades que preservam os sistemas naturais e/ou agroflorestais ecológicos nos concelhos do norte, pelo elevado valor da sua biodiversidade.
Dessa forma, estimula o restauro, valorização e proteção do ambiente, no mesmo sentido em que se promove uma retribuição por essas medidas, o que contribui para melhorar a vida da população.
Uma proposta que foi rejeitada pela maioria PSD/CDS, que não compreendeu a mais valia e enquadramento da proposta para dar mais rendimentos à população da costa norte, numa estratégia séria que respeita uma política social e ambiental sustentável: adaptação climática, transição ecológica e de combate ao despovoamento.