Paulo Cafôfo visitou esta terça-feira à tarde o Bairro de Santo Amaro, na freguesia de Santo António, no Funchal. Durante este contacto com a população, o candidato sublinhou a necessidade de ter uma política de proximidade e de mudar o paradigma do apoio social, passando da realidade atual assistencialista para uma realidade que capacite as pessoas para se autonomizarem face aos apoios governamentais.
“Temos números na nossa Região que nos devem deixar preocupados. Entre 2011 e 2018 emigraram 14 mil pessoas. Temos 27% dos madeirenses em risco de pobreza e quase um terço da nossa população ganha menos de 470 euros por mês. Não é possível continuar de braços cruzados. Só seremos uma Região mais forte se o desenvolvimento social acompanhar o desenvolvimento económico”, afirma Paulo Cafôfo.
Para inverter a atual realidade, Paulo Cafôfo aponta a importância de elaborar e ativar um plano regional contra a pobreza. “A nossa proposta passa por desenvolver uma verdadeira estratégia regional contra a pobreza. Para isso vamos ter um plano de intervenção muito concreto, que incluirá a intervenção precoce, desde a infância, no âmbito alargado que é a família, a escola e o contexto social. Esta intervenção para ser eficaz tem de ser feita em rede, envolvendo os diversos parceiros sociais, que conhecem o terreno e que nos podem ajudar a ter uma resposta adequada e no tempo certo”.
O Programa do PS para as Regionais aponta como meta a redução do número de pessoas em situação de extrema pobreza, em 10%, em quatro anos, bem como a promoção de formação e qualificação dos cidadãos para combater a exclusão social.