A Comissão Política do Partido Socialista-Madeira, reunida esta manhã, aprovou a lista de candidatos às eleições legislativas nacionais do próximo dia 30 de janeiro.
Carlos Pereira mantém-se como cabeça de lista ao Parlamento nacional, sendo o segundo lugar ocupado por Miguel Iglésias, atualmente deputado na Assembleia Legislativa da Madeira, e o terceiro por Marta Freitas, deputada em São Bento na legislatura que agora termina. Nas posições seguintes estão, respetivamente, Mara Franco, Luís Chá Chá e Ana Sofia Dias. Com esta equipa candidata, o PS-Madeira tem como objetivo reforçar a sua influência naquele que é o principal órgão legislativo do País, tendo em vista contribuir de forma mais assertiva para a consolidação da alternativa política ao Governo Regional da Madeira.
A lista de candidatos foi aprovada com 86,1% dos votos e apenas cinco abstenções.
No final da reunião, o líder do partido e presidente da Comissão Política destacou o facto de esta ser uma lista totalmente paritária e constituída por quadros com méritos reconhecidos, competência técnica, capacidade política e experiência parlamentar, caraterísticas que se revelam de grande importância no atual momento, de modo que seja possível avançar com os diversos assuntos pendentes com a República, bem como dar resposta aos exigentes desafios económicos.
Paulo Cafôfo salientou que esta é uma candidatura que se pretende que possa representar bem o partido ao nível nacional, mas, acima de tudo, “defender o melhor possível a Madeira, os interesses da Madeira e os madeirenses”. O líder socialista apontou também como objetivo o aprofundamento das questões da Autonomia. “É essencial que nesta legislatura que irá iniciar-se os assuntos da Madeira possam ser melhor defendidos, com conhecimento de causa, particularmente as questões ligadas à reforma do sistema político, com a Lei de Finanças Regionais à cabeça, mas também questões como a continuidade territorial, que são fundamentais para o futuro da nossa Região”, disse, considerando ainda importante uma lista com uma maior ligação com a direção regional do partido, com uma maior proximidade, de modo a “trabalharmos de forma coesa pelos interesses da Região”.
Paulo Cafôfo afirmou ainda que esta é uma lista “comparavelmente melhor” do que a do PSD-CDS, acrescentando o PS vai “lutar para manter os três deputados que tem na Assembleia da República”.
Sublinhou também o facto de os candidatos representarem vários concelhos, nomeadamente o Funchal, Santa Cruz, a Ponta do Sol e o Porto Santo.
A lista de candidatos efetivos é a seguinte:
Carlos Pereira
51 anos
Economista
Deputado na Assembleia da República
Miguel Iglésias
38 anos
Gestor
Deputado na ALRAM
Marta Freitas
41 anos
Técnica Superior de Saúde
Deputada na Assembleia da República
Mara Franco
35 anos
Doutorada em Gestão
Professora na Universidade da Madeira
Luís Chá Chá
23 anos
Consultor Financeiro
Ana Sofia Dias
38 anos
Advogada
A Lista de suplentes é composta pelos seguintes nomes:
Ricardo Freitas
Isabel Garcês
Ângela Silva
Urbano Ferreira
Dorisa Aguiar