InícioAtualidadeCARLOS PEREIRA EXIGE UMA ESTRATÉGIA DO GR PARA TRAVAR DESEMPREGO

CARLOS PEREIRA EXIGE UMA ESTRATÉGIA DO GR PARA TRAVAR DESEMPREGO

Carlos Pereira referiu que os resultados do INE dão razão às preocupações que o PS-M tem levantado, nos últimos meses, no que concerne à criação de emprego, culpando o GR pelo pior resultado da taxa de desemprego a nível nacional. Neste seguimento, o líder vincou que o Governo deve apresentar uma estratégia que trave este flagelo social, que tem atingido drasticamente os madeirenses e porto-santeses. 

Nas declarações aos jornalistas, o líder socialista insular lembrou, ainda, que conseguiu junto do Governo da República a possibilidade da Região poder financiar a elevada dívida comercial, superior a 500 milhões de euros, dificultando que as empresas possam investir. Desta feita, Carlos Pereira acredita que será possível ao Governo Regional, se assim entender, poder financiar junto da banca cerca de 75 milhões de euros para pagamento de dívida comercial.
Trata-se de um esforço da negociação em Lisboa, que vem resolver a incompetência do Governo Regional da Madeira, e que ajuda a esbater, embora que não seja ao nível que se pretende, a dívida comercial. Desta modo, Carlos Pereira, julga que este caminho que está ao dispor do Governo Regional deve ser feito de forma mais empenhada, lamentando que isso não esteja a acontecer, sobretudo, n
o caso dos fundos comunitários, nomeadamente o PRODERAM, que visa o financiamento dos projectos agrícolas, onde a sua implementação encontra-se extremamente atrasada.

Por fim, o líder pediu maior determinação e celeridade na distribuição dos fundos europeus, uma vez que o processo tem sido moroso.