InicioAtualidadeCâmara de Lobos: Jacinto Serrão propõe criação de Gabinete de Apoio à...

Câmara de Lobos: Jacinto Serrão propõe criação de Gabinete de Apoio à Agricultura, Mar e Pescas

Conhecido como um dos centros piscatórios mais importantes do arquipélago, Câmara de Lobos é um concelho que tem vindo a sobreviver ao longo do tempo, essencialmente da pesca e da agricultura. Por essa razão, Jacinto Serrão considera fundamental que seja prestado um apoio específico para estas atividades que são de extrema importância para as pessoas do concelho e que têm particular relevo na economia da região.

O candidato do PS à Câmara Municipal de Câmara de Lobos considera que os apoios têm uma componente burocrática muito complexa, o que muitas vezes acaba por dificultar e atrasar o acesso a essas ajudas. “Assistimos, durante a pandemia, ao quão difícil e complexo foi o processo de atribuição de apoios a pescadores e armadores. Muitas pessoas tiveram de reunir novamente toda a documentação, após a anterior ter caducado. E isso implicou mais tempo de espera e uma despesa acrescida para quem já estava numa situação difícil”, aponta Jacinto Serrão.

Por essa razão, o candidato pretende criar em Câmara de Lobos um Gabinete de Apoio à Agricultura, ao Mar e às Pescas, que possa acompanhar, esclarecer e apoiar as pessoas, nomeadamente em situações de candidatura a apoios regionais e comunitários. Para Jacinto Serrão “é fundamental que os produtores agrícolas, pescadores e armadores estejam informados em relação aos programas de apoio aos quais devem e podem concorrer”. O candidato do PS afirma que este gabinete servirá como um espaço físico, de atendimento à população, no qual as pessoas poderão obter esclarecimentos e informações quanto aos apoios existentes e quais os seus direitos, deveres e, principalmente, quais os prazos a cumprir.

A existência de um Gabinete que preste um apoio e acompanhamento especializados em todos os processos, auxiliará agricultores, pescadores e armadores em questões burocráticas, permitindo, assim, captar um maior número de apoios para estes trabalhadores, que poderão assim dedicar-se ao que realmente lhes interessa: trabalhar a terra e dedicarem-se à faina.

“Câmara Lobos é uma terra com um enorme potencial ao nível do setor primário, como tal, consideramos importante garantir todo o apoio técnico e aconselhamento aos agricultores, pescadores e armadores do concelho, através de um serviço que pretende aproximar a comunidade dos serviços públicos. Nesse sentido, a criação de Gabinete de Apoio à agricultura, mas e pescas é fundamental para a valorização destes setores no município”, frisa o candidato Jacinto Serrão.

Por via do falecimento do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, e durante o período de luto nacional, o Partido Socialista-Madeira suspendeu os comícios, convívios e arruadas de campanha.

X