Câmara de Lobos tem de ser notícia pelos melhores motivos e não por existirem dúvidas sobre a transparência de decisões tomadas pelo executivo camarário. É desta forma que Jacinto Serrão, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, reage à notícia publicada na edição desta sexta-feira do DIÁRIO.
“Os contratos públicos que a Câmara Municipal de Câmara de Lobos adjudica têm de estar acima de qualquer suspeita, têm de ser norteados por critérios claros, transparentes e rigorosos. Devem ser evitadas situações que possam gerar dúvidas sobre incompatibilidades. As empresas devem ser escolhidas pela sua competência e capacidade técnica para concretizar as empreitadas”, afirma Jacinto Serrão.
Para a candidatura do PS à Câmara Municipal, a autarquia deve promover um ambiente de concorrência entre as empresas e privilegiar a abertura de concursos, ao invés de seguir o caminho do ajuste direto e da consulta prévia, tal como os dados apresentados pelo DIÁRIO demonstram.
Jacinto Serrão apela à transparência dos concursos públicos como parte fundamental de uma atuação exemplar das autarquias. “É cada vez mais decisivo que as autarquias tenham uma gestão eficiente e criteriosa, não só para alocar os recursos onde fazem falta e responder às necessidades da comunidade, mas também pela imagem de confiança que se projeta para o exterior, nomeadamente junto de potenciais investidores privados interessados em vir para o concelho de Câmara de Lobos”, aponta o candidato.
Jacinto Serrão pede também uma exigência ainda maior na tomada de decisão por parte do executivo camarário.
“Costuma-se dizer que não basta ser, é preciso parecer. Significa isto que quem está no exercício de funções públicas têm de ser ainda exigente consigo próprio nas decisões que toma na vida profissional e pessoal. É a única forma de ser transparente, de ter uma postura à prova de suspeições e de, mais importante do que tudo, estar completamente livre e focado na causa pública e na resposta às necessidades e ao bem comum da população. Esta é a forma de estar na vida e na política que defendo e que está espelhada no projeto que lidero para iniciar um novo ciclo em Câmara de Lobos”, conclui Jacinto Serrão.