Promover a Economia Circular, a descarbonização e redução da dependência energética são outros dos desígnios de um programa que procura preparar e adaptar o território da Região para as alterações climáticas, protegendo as populações e salvaguardando o património natural e construído.
Com uma Proteção Civil e Corpos de Bombeiros bem capacitados, bem formados, e motivados para o cumprimento dos seus deveres no apoio à população.
Apostando realmente na defesa da Causa Animal com ações onde os direitos dos animais se tornem uma realidade, com a contratação de mais médicos veterinários, investimento em vacinações e esterilizações, e em centros regionais de recolha e adoção de animais, criados em parceria com os municípios.
Um programa composto por políticas de mobilidade e transportes concretizáveis, que articule as políticas de transporte público rodoviário com os municípios, com sinergias estratégicas em prol dos cidadãos, e investimento na modernização dos equipamentos.
O programa do partido socialista contempla ainda a necessidade de definir uma nova agenda com capacidade para impulsionar verdadeiramente o desenvolvimento do Desporto regional e aumentar de forma significativa a sua prática. Uma nova agenda política para a juventude, que inclua as diversas áreas e da qual constem apoios à continuação da escolaridade para além do ensino obrigatório, seja no ensino superior ou noutras modalidades de formação. Sem esquecer obviamente as propostas de incentivo à empregabilidade, ao acesso à habitação e à mobilidade.