Refira-se que ao longo dos últimos anos a Região Autónoma da Madeira tem sido fustigada por vários incêndios. A perda da vida humana, a destruição de casas, o desalojamento de várias famílias, a destruição de património público, a destruição da floresta e da natureza têm sido as marcas mais salientes dos incêndios dos últimos anos.
A utilização de meios aéreos para combater os incêndios tem sido alvo de debate entre a sociedade madeirense e os agentes políticos – tendo inclusive alguns estudos divergentes sobre a matéria.
Tendo em conta este debate e a urgência de dotar a proteção civil de meios cada vez mais eficazes para evitar a repetição destas situações devastadores para a Região e para os madeirenses, o PS-M considera que deve ser implementado um projeto piloto sobre a utilização de meios aéreos para os combates ao fogo.
Assim sendo, devem ser efetuados testes com meios aéreos em diferentes contextos (na floresta, nas zonas montanhosas, nas zonas urbanas, em vales) e em diferentes condições meteorológicas. O parecer à iniciativa legislativa nacional foi agora aprovado por unanimidade na ALRAM abrindo caminho para que o Governo da República disponibilize à Região Autónoma da Madeira os meios aéreos necessários para referidos testes.