DESGOVERNO NO EMPREGO
A Região lidera com a maior taxa de desemprego do País. Até ao passado mês de abril 20.188 pessoas estavam sem emprego, sendo que destas 10.841 são mulheres, ou seja, 53,7%.
São números alarmantes e uma realidade muito triste. É a região do país onde o desemprego mais cresceu. E não é por acaso que lideramos nestes números. A Região não soube nos últimos anos, principalmente nos último 20 anos, diversificar a sua economia. Estagnou no Turismo e no Betão. As consequências estão à vista.
A acrescer a estes números, somos os terceiros do pais com o subsídio de desemprego mais baixo de Portugal. Além de que são cerca de 6 mil os que recebem o rendimento de inserção social, ou seja 6 mil pessoas ou famílias em situação grave de carência económica e em risco de exclusão social.
Para uma Região que se dizia economicamente saudável, a crescer há mais de 80 meses, esta é uma realidade muito díspare daquela que transparece da propaganda governamental. Um Governo PSD/CDS que perdeu o chão.
DESGOVERNO NA SAÚDE
As listas de espera na saúde nunca foram tão longas. Se a situação na saúde já era má antes da pandemia agora está péssima! No final do ano de 2020 estavam em espera 117.691 atos médicos! Números que só vieram a público por ordem judicial o que é lamentável! E não me admiraria nada que quem esconde dados também os escamoteie. Uma vergonha para todos os madeirenses e portosantenses. Os nossos governantes do PSD agora com o CDS a reboque continuam a primar pela falta de transparência e pela incompetência.
Este foi um dos assuntos que mais preocupou o Partido Socialista no seu programa de Governo em 2019, o que só vem demonstrar que o ter razão antes do tempo não é uma felicidade. O PS, infelizmente, tem tido razão antes do tempo muitas vezes. E é por isso que também tem tido muitas iniciativas no Parlamento Regional, numa atitude proativa e de responsabilidade, mas que para infelicidade dos madeirenses e portosantenses têm sido todas chumbadas.
ROTEIRO POLÍTICO DO PS-M
Em ano de eleições autárquicas o trabalho político partidário é enorme e a responsabilidade também. Muitos são os que se empenham e participam em todo este processo. O Partido e o seu presidente Paulo Cafôfo estiveram muito bem ao programar estas ações no terreno junto das pessoas, com os seus deputados, autarcas e candidatos. As políticas fazem-se com e para a sociedade civil. A participação é importante e dar espaço e ouvir é já uma marca do Partido Socialista da Madeira.
O Roteiro Político do PS-M está a decorrer e irá prolongar-se pelas próximas semanas. Os temas são vários, desde a Coesão Territorial e Igualdade, Turismo, Cultura, Economia e inovação, Ambiente e Gestão Urbana, Planeamento, Reabilitação e Mobilidade, Causa Animal, Cidadania e Participação, Habitação e Desenvolvimento Social e Desporto e Qualidade de Vida, pelos vários concelhos e freguesias da Madeira rumo às autárquicas 2021 com proximidade, preparação e responsabilidade! Viva o PS!