Neste debate, a deputada Sofia Canha apresentou, na ALM, algumas preocupações no que concerne à área da Saúde, na ilha do Porto Santo, nomeadamente a falta de equipamentos e de recursos humanos [sobretudo médicos], tendo como objetivo conhecer se há algum plano por parte do Governo Regional para mitigar essas situações.
Já a deputada Mafalda Gonçalves quis saber quando começam as obras para a construção de uma nova escola no Porto Santo, questionando também “se a mesma estará pronta em 2019, de modo a ser inaugurada na campanha para as regionais”, ironizou. Refira-se que, curiosamente, o lançamento do concurso para a construção da nova escola realizou-se na véspera do debate temático sobre o Porto Santo na Assembleia Legislativa da Madeira.
Por seu turno, o deputado Avelino Conceição apresentou diversas questões, nomeadamente sobre a recuperação da estrada regional no Porto Santo, como também a respeito do empreendimento turístico previsto para o município de Machico, que aguarda ainda um parecer do Governo.