InícioAtualidadeDIRECÇÃO DO GRUPO PARLAMENTAR DO PS NA AR FAZ BALANÇO POSITIVO...

DIRECÇÃO DO GRUPO PARLAMENTAR DO PS NA AR FAZ BALANÇO POSITIVO DA VISITA DE TRABALHO À MADEIRA

 

O presidente do PS-Madeira considera que a vinda da direcção do grupo parlamentar do PS na Assembleia da República representa mesmo uma “ocasião ímpar na vida política da Região”. Um “momento inédito”, disse Pereira, que fala num novo período de relacionamento entre as instituições regionais e as da República, “o que é bom para a Madeira”, disse, sublinhando a importância desse relacionamento para o encontrar de soluções para os madeirenses em vez de insistir em “birras e atitudes pouco responsáveis”.

Carlos Pereira passou em revista os principais momentos da visita. Recordou os contactos com dirigentes sindicais e lamentou que a Madeira seja a única Região do País onde ainda vigora “a herança” do anterior governo, enquanto nos Açores e no continente já existem medidas para “devolver direitos” que tinham sido retirados aos trabalhadores. Recordou também a visita desta manhã, à ACIF, com o reconhecimento do papel das empresas para o crescimento do país. A passagem pelo hospital foi outro momento destacado. Pereira diz que a visita serviu para a comitiva ter “a consciência efectiva” da necessidade de uma nova infra-estrutura, mas sublinhou que a obra é do Governo Regional, a quem cabe iniciar o processo. Os 50% do valor da obra virão depois dos trabalhos preliminares, lembrou. A seguir, os testes aéreos para o combate a fogos. Pereira lembra que o PS pediu esse exercício “logo a seguir ao último incêndio” e que a concretização dos testes constitui uma boa notícia. Finalmente, as ajudas para as vítimas desses incêndios de Agosto. O líder regional do PS elogiou a disponibilidade do Governo nacional em assumir o pagamento de 80 dos 100 milhões de euros necessários e garantiu que o financiamento nacional é uma operação que está em curso.

Já Carlos César reconhece que é preciso contrariar “um velho problema na decisão em Portugal” na forma como analisa os problemas das regiões e explica que a visita da direcção do grupo permite uma maior aproximação aos assuntos da Madeira.