InícioAtualidadeDRMS DEFENDE IGUALDADE NO PODER LOCAL

DRMS DEFENDE IGUALDADE NO PODER LOCAL

Por seu turno, a deputada na Assembleia da República e presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, Elza Pais, salientou que veio à Região para apresentar, bem como discutir a Carta de Princípios Para a Igualdade no Poder Local, referindo que esta Carta foi produzida no âmbito de uma convenção sobre o poder local e a igualdade.

Segundo Elza Pais a Carta de Princípios pretende, sobretudo, aproximar as pessoas da política e do princípio da igualdade.

Neste contexto, a eurodeputada Liliana Rodrigues disse que espera que se venham a efetivar já, nas próximas eleições autárquicas, listas paritárias.

Contudo, sublinhou que há muito a fazer, no que diz respeito à igualdade, nomeadamente no que concerne à violência de género, particularmente, em relação às mulheres, afirmando que o Governo Regional tem responsabilidades nesta matéria.

A eurodeputada lembrou, ainda, as vítimas mortais de violência doméstica e, nesse seguimento, salientou que“ não basta ter os gabinetes de apoio à vítima, é preciso ir para o local para junto das comunidades”.

Neste sentido, referiu que existem instrumentos financeiros à disposição dos Estados membros e das Regiões Europeias de modo a implementar uma mudança radical que acabe com a violência de género.

Refira-se que a Carta de Princípios tem como objetivo garantir uma representação equilibrada de mulheres e homens – Cidades 50/50 – em todos os órgãos dos Municípios: Câmaras e Assembleias Municipais, Assembleias e Juntas de Freguesias, Comunidades Intermunicipais e o Setor Empresarial Local, como também potenciar o saber e a qualificação das mulheres como fator de competitividade, sustentabilidade da economia, do ambiente, e reforço da coesão social e territorial, entre outros.