Em causa está uma portaria do Governo Regional que impede que os produtores de banana se juntem em associações. “Há restrições introduzidas pelo Governo Regional que limitam que os agricultores se juntem em agrupamentos, a GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana – tem o monopólio e impede a venda”, apontou o líder do PS-Madeira, Carlos Pereira. É uma sovietização do setor da banana na Madeira”, criticou ainda.
“A reestruturação no setor da banana falhou, os rendimentos dos produtores estagnaram e o aumento da produção tem sido desperdiçado”, analisou, revelando que o PS está bastante sensibilizado para os problemas dos agricultores e pastores madeirenses.
“Foi uma boa reunião, o senhor ministro ficou documentado de uma série de problemas existentes e que o Governo regional tem ignorado”, afirmou ainda Carlos Pereira. “Há um apagão do Governo regional relativamente a estas matérias”, acrescentou.
Em cima da mesa da reunião estiveram também os rendimentos baixos auferidos no setor da banana, a concorrência externa, as dificuldades no pastoreio, entre outras matérias.