Por ocasião da inauguração, o Governo Regional anunciou que a recuperação do imóvel surgiu na sequência de um projeto que passa pela criação de uma rede de solares para reforçar a oferta cultural, em primeiro lugar para a população, e depois para o Turismo, mas o que se constata é que continua por ser atingido o objetivo para o qual o espaço cultural foi criado.
É de lamentar que o Executivo madeirense proceda a inaugurações com pompa e circunstância, só para a fotografia, para depois deixar as infraestruturas ao abandono.
Hoje, no debate mensal no Parlamento, subordinado à temática da Cultura, o Executivo alegou que havia um problema elétrico no Solar do Aposento, que teve de ser resolvido, mas o facto é que este espaço cultural continua encerrado.
No decorrer da reunião plenária, o Governo não respondeu para quando é que se prevê a abertura do espaço ao público, mas o Grupo Parlamentar do Partido Socialista quer uma resposta cabal sobre esta matéria, nomeadamente quando é que o solar irá ser aberto e irá cumprir a função para qual foi recuperado.