InícioAtualidadeSARA CERDAS DEFENDE APOSTA NA QUALIFICAÇÃO DOS MADEIRENSES E MELHORIA NO ACESSO...

SARA CERDAS DEFENDE APOSTA NA QUALIFICAÇÃO DOS MADEIRENSES E MELHORIA NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

No final da reunião, Sara Cerdas destacou o «trabalho extraordinário» que a UMa tem vindo a desenvolver e abordou o exemplo do programa Erasmus, apontando o facto de ter triplicado o número de estudantes enviados para a Europa neste âmbito nos últimos três anos. «Isso é, sem dúvida, uma mais-valia para quem beneficiou deste programa, expandindo os seus horizontes, capacitando-os com outras ferramentas para estarem aptos aos desafios do futuro», afirmou.

Contudo, a candidata socialista considerou que há várias coisas a melhorar ao nível do ensino superior, acima de tudo a acessibilidade ao mesmo. Tal como deu conta, da população da Região Autónoma da Madeira, apenas 17 por cento tem o ensino secundário ou superior concluído. «Importa então apostarmos na qualificação e na formação dos madeirenses», sustentou, acrescentando que «a acessibilidade à universidade é, sem dúvida, uma mais-valia». «Tendo uma universidade aqui na Madeira com grandes competências, grandes responsabilidades e que oferece cursos muito bons», defendeu a aposta na «acessibilidade dos madeirenses a estes cursos».

Por outro lado, instada a propósito do financiamento das universidades, Sara Cerdas afirmou que importa que exista sempre um investimento no ensino superior. «É importante qualificarmos os nossos cidadãos e isso também passa pelo acesso dos mesmos ao ensino superior. E isso apenas acontece se as universidades estiverem bem capacitadas, se estiverem com um bom financiamento, de modo a que consigam produzir bons resultados na medida dos cursos que oferecem», declarou.