Os contactos que foi efetuando e que pretende vir a fazer servem, nas palavras da candidata socialista, para perceber também «como é que o trabalho a desenvolver na Europa pode ajudar a contribuir para a melhoria da qualidade de vida» da população.
Sara Cerdas salientou que as autarquias socialistas, de que é exemplo a Câmara da Ponta do Sol, têm vindo a marcar a diferença nas políticas junto da população e enalteceu o trabalho de proximidade, como sejam as melhorias nas acessibilidades e nos espaços públicos, assim como as medidas sociais, entre as quais a atribuição de manuais escolares gratuitos. Neste campo, destacou o facto de a edilidade este ano letivo já ter atribuído manuais escolares gratuitos a todos os alunos das escolas da Ponta do Sol até ao 9.º ano e de, no próximo ano letivo, a câmara municipal pretender estender esta medida até ao 12.º ano. Uma série de exemplos «muito importantes», sendo que «outras autarquias deviam também imitar o sucesso da Ponta do Sol».
De referir que, na parte da manhã, Sara Cerdas aproveitou também para falar com diversos produtores de banana, tendo destacado a importância dos fundos comunitários para o setor agrícola da Região.