Na ocasião, e encontrando-se na costa norte, Sara Cerdas garantiu que irá prestar uma especial atenção aos problemas que afetam a zona norte. «Iremos trabalhar por uma melhor coesão territorial, iremos trabalhar para fixar os jovens, as famílias e mais investimento aqui para setores importantes para a costa norte», disse, apontando os casos da agricultura e do turismo sustentável. «São Vicente e o Porto Moniz têm já unidades hoteleiras de excelência. Porque não dar o próximo passo e tornar o nosso turismo também sustentável, um nicho de mercado importante e que dará resposta àqueles que são os desafios do nosso presente e do nosso futuro, que é o combate às alterações climáticas?», deixou a questão.
A candidata socialista lembrou também que a Europa significou um «desenvolvimento impressionante para a nossa Região desde o momento em que Portugal integrou o projeto europeu». Nessa ordem de ideias, disse que é «importante todos os madeirenses e porto-santenses perceberem que o projeto europeu precisa de nós, precisa da nossa força e precisa que todos nós, no domingo, 26 de maio, vamos votar e mostrar que a Madeira também é Europa». «Iremos trabalhar na Europa o melhor que sabemos, de modo a desenvolver e trazer mais apoios aqui para a nossa Região», afirmou ainda.
Por seu turno, o candidato à presidência do Governo Regional focou também a necessidade de dar resposta aos problemas que afetam a costa norte e lembrou a campanha de proximidade que Sara Cerdas e o PS têm vindo a fazer, destacando a importância de as pessoas irem votar. «A Europa já nos deu tanto. Grande parte do desenvolvimento da Região fez-se com o apoio dos fundos comunitários e nós precisamos de continuar a desenvolver a Região através de uma presença forte na Europa», sustentou.
O candidato socialista salientou que Sara Cerdas, de uma nova geração, «tem assumido um papel político e de cidadania interventiva com empenho, com determinação, com trabalho e é esta garra que nós precisamos para defender a Madeira na Europa».
Ainda de acordo com Paulo Cafôfo, «a partir de domingo começa-se a construir também o futuro desta Região». «Este é um primeiro passo para uma grande vitória que queremos em setembro. O futuro começa no dia 26 de maio e não vamos parar até setembro para uma grande vitória na Região», vincou.
Já o presidente do PS-Madeira, Emanuel Câmara, considerou ser «importantíssimo» que no próximo domingo todos vão votar. «Ninguém fique em casa, ninguém pense que já está ganho», advertiu, referindo que este é um direito e um dever e recordando que «a Madeira é o que é hoje» graças também à Europa e aos fundos comunitários.
Depois de apelar ao voto em Sara Cerdas já no próximo domingo, Emanuel Câmara fez referência ao facto de hoje ser o dia 22 de maio, para logo depois afirmar que «daqui a quatro meses nós vamos ter um novo presidente do Governo Regional, o Paulo Cafôfo». Um momento que foi marcado por fortes aplausos.