InícioAtualidadeCausa animal tem de estar no centro da agenda política

Causa animal tem de estar no centro da agenda política

“Sendo a causa animal é uma competência das câmaras municipais, o Governo Regional não pode efetivamente assobiar para o lado e ignorar esta realidade, uma realidade por vezes triste da nossa Região, que tem a ver com o abandono e os maus tratos aos animais”, afirmou Paulo Cafôfo. Na sua ótica, “o Governo deve estar junto das autarquias, no sentido de ter políticas que possam alterar esta realidade”. Esta mensagem foi transmitida por Paulo Cafôfo durante a visita ao Canil Municipal do Vasco Gil.

A mudança na forma como se aborda a causa animal passa, segundo Paulo Cafôfo, por “nas escolas termos projetos que, através da educação, possam alterar mentalidades e alterar comportamentos”. Relativamente à problemática do abandono dos animais, o candidato considera que “precisamos na Região de ter outros centros de recolha animal, onde os animais possam ser bem acolhidos e tratados para campanhas de adoção”.

Além disso, Paulo Cafôfo considera que há que prosseguir um trabalho continuado no que diz respeito à esterilização dos animais, particularmente os errantes. “Esse é o principal foco, porque a eutanásia não é solução, e, portanto, a esterilização é o caminho certo para diminuir esta população de animais errantes”, declarou.

Para o candidato, “as políticas da causa animal têm de estar no centro da agenda política. O nosso grau civilizacional vê-se pela forma como tratamos dos nossos animais e as políticas da causa animal têm de fazer a diferença na alteração e transformação do comportamento das pessoas”, concluiu Paulo Cafôfo.