InícioAtualidadePaulo Cafôfo defende que há que reinvestir na produção animal

Paulo Cafôfo defende que há que reinvestir na produção animal

No final da visita ao certame, Paulo Cafôfo não deixou de constatar o facto de, nos últimos anos, a pecuária ter vindo a perder expressão, lembrando que grande parte da carne que consumimos não é regional. «Temos tido nos últimos anos produtores que têm desistido, porque tem havido uma pressão errada sobre os impactos ambientais do gado no ambiente», afirmou o candidato, salientando que «o problema não são os animais, mas a forma como são produzidos».

Nesta ordem de ideias, Paulo Cafôfo defendeu «um modelo que possa trazer benefícios não só económicos para aqueles que criam e que produzem gado, mas também para o desenvolvimento da Região, garantindo a sustentabilidade agrícola, mas também questões como a diversificação da economia e a criação de emprego». Tal como referiu, é necessário fixar pessoas e criar emprego no meio rural, sendo que a pecuária pode contribuir para tal.

O candidato do PS-M destacou a importância e os benefícios do consumo de produtos e carne regionais e, como tal, considerou que «temos de reinvestir na produção animal, promover a pecuária extensiva, sempre com o bem-estar animal». Por outro lado, defendeu que exista, da parte do Governo Regional, um serviço de assistência técnica, que neste momento faz falta aos produtores. A formação dos criadores de gado e dos pastores é outra das ideias preconizadas por Paulo Cafôfo, assim como incentivar a pecuária em modo de produção biológico, «com outros padrões diferentes daqueles que os nossos antepassados faziam». Além disso, defende a revitalização dos centros zootécnicos, que possam ser importantes centros de informação e de investigação.

«Estas são algumas das medidas que nós propomos. Estamos em consonância com aqueles que outrora desistiram e que querem voltar à atividade», sustentou ainda, esperando que a criação de gado na Região «volte a conhecer tempos em que possamos não depender tanto do exterior».