No contexto da visita a uma clínica veterinária solidária gerida pela associação AMAW – Madeira Animal Welfare, o candidato do PS Madeira à Presidência do Governo Regional apontou a educação e a sensibilização nas escolas como passos essenciais na questão da causa animal.
“É inadmissível que, no século XXI, ainda continuem a existir maus tratos e abandono de animais. O abate não é a solução. A solução passa pelas pessoas não abandonarem e cuidarem dos seus animais”.
Relativamente aos animais errantes, Paulo Cafôfo defende a criação na Região de centros de recolha animal, em colaboração com as autarquias. “O Porto Santo tem um centro e temos de ter aqui na Madeira outros centros de recolha, para receção dos animais, para esterilização e colocação de chip e depois a devolução através da adoção, que também deve ser feita, ou a devolução à própria comunidade”.
Esta intervenção entre a educação, os centros de recolha animal e a esterilização é fundamental para tratarmos os animais com a dignidade que merecem, considera o candidato socialista, acrescentando que «os parâmetros de uma sociedade desenvolvida podem ser aferidos pela forma como tratamos os nossos animais».